Corrente psicológica em que se juntam experiências de hipnose e meditação, mística oriental, parapsicologia ocidental e espiritismo (Dorsch et al., 2001). Psicologia Transpessoal (ou «Quarta Força») é o título dado a uma força no campo da Psicologia, representada por um grupo de psicólogos e profissionais de outras áreas, de ambos os sexos, que estão interessados naquelas capacidades e potencialidades últimas que não possuem um lugar sistemático na teoria positivista ou behaviorista («Primeira Força»), na teoria psicanalítica clássica («Segunda Força»), ou na Psicologia Humanista («Terceira Força»). A Psicologia Transpessoal ocupa-se especificamente do estudo científico empírico e da aplicação das descobertas importantes dos seguintes assuntos: metanecessidades, no âmbito individual e da espécie; valores últimos; consciência unitiva; experiências de pico; valores B; êxtase; experiência mística; respeito; ser; auto-realização; essência; felicidade; milagres; significado último; transcendência do self; espírito; singularidade; consciência cósmica; sinergia individual e da espécie; máximo encontro interpessoal; sacralização da vida quotidiana; fenómenos transcendentais; alegria e diversão cósmica; consciência sensorial máxima; responsividade e expressão; e dos conceitos, experiências e actividades relacionadas. Como uma definição, esta formulação deve ser entendida como sujeita a interpretações opcionais, sejam elas individuais ou de grupos, com relação à aceitação do seu conteúdo como essencialmente naturalista, teísta, sobrenaturalista, ou qualquer outra classificação que lhe for dada (Sutich, 1991). Ou seja, a Psicologia Transpessoal pode ser definida como o estudo científico de experiências e comportamentos, como a transcendência dos limites normais do ego e das habituais limitações físicas e mentais, através de auto-regulação da atenção ou fantasias mentais, aos quais foram atribuídos valores superordenados por aqueles que os descrevem. Para além disso, a Psicologia Transpessoal estuda também os aspectos psicofisiológicos destas experiências e comportamentos, assim como as suas implicações teóricas e suas aplicações na educação, aconselhamento e psicoterapia (Krippner, 1991).
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